CAT3D
Sistema para planejamento de tratamentos de Radioterapia com recursos para tratamentos 3D, IMRT e 2D. Implementa dois algoritmos para cálculo das distribuições de dose: Pencil Beam e Collapsed Cones Superposition. Conta com suporte a planejamento de braquiterapia e muitos recursos para processamento de imagens, incluindo segmentação, reconstruções 2D e 3D, registro e fusão multimodal e localização em Raios X ortogonais.Ampla conectividade com sistemas de gerenciamento de pacientes e tratamentos, via DicomRT e LANTIS. Suporte a importação de imagens Dicom, JPEG e TIFF, bem como importação de estruturas no padrão DicomRT-Struct.
-
O CAT3D é um sistema para planejamento de tratamentos de Radioterapia, que conta com recursos de dosimetria para teleterapia, dosimetria para braquiterapia e um módulo opcional para IMRT.
O CAT3D apresenta as curvas de isodose sobrepostas à anatomia do paciente tanto para estudos de tomografia computadorizada (CT) como de ressonância magnética (MRI).
O módulo de processamento de imagens permite a geração de reconstruções sagitais, coronais ou de orientação espacial arbitrária e o módulo de dosimetria gera as distribuições de dose associadas a qualquer destes planos reconstruídos.
Para a geração de campos conformados, o CAT3D gera radiografias reconstruídas digitalmente (DRR) em beam eye view – BEV.
As DRR do CAT3D podem ser geradas simulando raios X de diagnóstico (similares em energia aos do simulador) ou raios X de alta energia (2 MeV), para obter imagens similares às de filmes de verificação no próprio LINAC.
A ferramenta PortalCheck do CAT3D permite sobrepor a DRR com imagens de posicionamento do paciente.
As representações 3D em perspectiva também estão entre os recursos do programa e permitem fundir no espaço, anatomia, superfícies de isodose e regiões de interesse delineadas pelo usuário (ROI).
Os histogramas dose/volume permitem estudar em detalhe como se está alcançando uma região delimitada como ROI. -
- Convolução / superposição de Pencil Beam.
- Convolução / superposição de cones colapsados.
- Registro e fusão multimodal de imagens.
- Importar Dicom CT, MRI, PET, DicomRT-Struct.
- Exportar DicomRT-Plan, Lantis .rtp e .mlc.
- Diversos recursos para segmentação automática e manual.
- DVH para até 16 ROIs simultaneamente.
- DVH cumulativo e diferencial.
- O DVH permite a renderização de restrições customizadas.
- DRR para campos estáticos e dinâmicos.
- Exportar DRRs como arquivos Dicom.
- Apresentações de isodoses sobre planos axiais, coronais, sagitais e oblíquos.
- Renderização de isodoses na janela 3D.
- Suporte para wedges: físico, motorizado, EDW e virtual.
- Planejamento opcional de IMRT. Exportar para moduladores sólidos e Step & Shoot.
- Suporte para localizadores estereotáxicos.
-
Configuração Conectividade Dicom Processamento Registro e Fusão Planejamento Co-60 Planejamento LINAC Planejamento Elétrons (opcional) IMRT CAT3D Full Sim Sim Sim Sim Sim Sim Não CAT3D Full + IMRT Sim Sim Sim Sim Sim Sim Sim CAT3D Co-Only Sim Sim Sim Sim Não Não Não CAT3D V.S.* Sim Sim Sim Não Não Não Não
*Virtual Simulator (estação de segmentação e visualização dos planos) -
Temos como regra submeter o CAT3D aos casos de teste e às normas publicadas por IAEA (International Atomic Energy Agency). Escolhemos as normas do IAEA como nossa referência por representar a opinião de consenso de um amplo grupo de especialistas em física médica com representação de diversos continentes, incluindo América Latina. Em particular, trabalhamos com os critérios estabelecidos nos documentos IAEA TEC DOC 1540 e IAEA TEC DOC 1583.
Diversos autores têm investigado a precisão do CAT3D em condições experimentais ou em casos de testes publicados. Entre os trabalhos mais significativos, por sua origem e publicação, destacamos “Dosimetric verification of radiotherapy treatment planning systems: Results of IAEA pilot study.” [1]. Nesse trabalho são estudadas as respostas de vários sistemas de planejamento conhecidos internacionalmente, em casos de complexidade variável, incluindo heterogeneidades, doses em regiões bloqueadas, incidências tangenciais, etc. Os resultados apresentados pelas tabelas dessa publicação colocam o CAT3D entre os sistemas mais precisos disponíveis no mercado.
[1] - “Dosimetric verification of radiotherapy treatment planning systems: Results of IAEA pilot study”.
(http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0167814008003654) Radiotherapy and Oncology . Vol. 89, Issue 4, 2008. -
Sistema Operacional: Windows 10 de 64 bits
Configuração Mínima de Hardware:- CPU Intel i7 de 8 núcleos virtuais e 3,2 GHz
- RAM - 16 GB
- HD de 1 TeraByte ou maior.
- Placa de Vídeo: NVidia GeForce de 2 GB
- Monitor LED de 23" com resolução de 1920x1080